A Andrade Mendonça, referência na construção no segmento de shopping centers e hipermercados, com destacada experiência em obras sustentáveis, anuncia a sua mais nova empreitada: a expansão do Shopping Barra. Com um investimento superior a R$ 70 milhões, as obras já foram iniciadas e o Barra chegará aos 50 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL). O novo Barra contará com 70 novas lojas, espaço gourmet e um novo parque de estacionamento. A Andrade Mendonça estima gerar mais de .... com a construção, além de cerca de 30 de aumento no quadro de funcionários do shopping. A atração do público também terá um forte impacto, com um aumento estimado em 35 que deve atingir a marca de 2 milhões de visitantes por mês.
O projeto arquitetônico da nova estrutura leva a assinatura do escritório Caramelo Arquitetos Associados, fundado há mais de 40 anos pelo arquiteto baiano Antônio Caramelo e que possui mais de mil grandes projetos em todo o país. Mais uma vez a Andrade Mendonça reforça parcerias com grandes renomes: Caramelo é três vezes premiado pela Ademi-BA como ‘Arquiteto do ano’, além de titulações internacionais, como a Americas Property Awards 2010.
A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2012. Para o diretor do Enashopp, empresa que administra o Shopping Barra, Naildo Macedo, o momento é favorável. “A expansão do Barra vem atender à demanda por consumo existente na cidade. Salvador atravessa uma fase de franco crescimento, ocupando o 5° lugar em participação de consumo no Brasil”, explica Macedo. Com 23 anos de operação, o shopping é o único equipamento de grande porte do bairro da Barra, área residencial e de população com alto poder de consumo. O empreendimento é também zona turística, já que está perto de alguns dos mais belos cartões portais de Salvador.